quinta-feira, 18 de julho de 2013

Relatório Aula Prática do dia 21/06/13 e 26/06/13

Relatório Aula Prática do dia 21/06/13 e 26/06/13
Prática: Trituração
Discente: Camila Cristina Rodrigues

Introdução
Trituração é o processo vigoroso e prolongado da mistura entre o insumo ativo e o insumo inerte das matérias-primas sólidas, realizado em gral (recipiente) de porcelana, desenvolvido por Hahnemann, com a finalidade de despertar a potência curativa das substâncias insolúveis ou não isto é tanto minerais como plantas e animais, na preparação da escala cinquenta milesimal, obrigatoriamente até a 3CH . Esta “dinamização sólida” emprega a força do atrito para diluir e potencializar a substância e utiliza como insumo inerte a lactose (açúcar do leite). O medicamento ganha mais força e desenvolvimento, através de uma ação mais potente; além da preservação dos constituintes das plantas e animais. Dessa forma, as operações de trituração e raspagem constituem a fase da dinamização de sólidos responsáveis pela liberação de energia medicamentosa.

Objetivo
Obter um produto homeopático por meio de trituração.

Material
Formigas
Lactose
Gral de porcelana
Espátula
Pistilho de porcelana
Balança
Água destilada
Álcool 70% e 30%
Frasco dinamizador
Frasco dispensador
Batoque
Proveta
Agitador
Etiqueta

Método
Triturou-se 3 formigas em um gral previamente preparado com lactose, após isto pesou as formigas obtendo-se o valor de 0,0328g.
Posteriormente pesou-se a lactose, 0,3762g, que foi dividida em 3 partes, tendo cada parte 0,1254g. Cada parte foi novamente dividida em 3, e a primeira parte da primeira divisão foi acrescentada ao gral já contendo as formiga, e o mesmo foi triturado por 4 minutos e raspado por 2 minutos. Posteriormente adicionou-se a 2 parte da primeira divisão, novamente triturou-se por 4 minutos e raspou-se por 2, adicionou-se a 3 parte da primeira divisão e repetiu-se o processo.
Ao fim da primeira divisão, pesou-se 0,0328g dessa mistura, despresou-se o restante e adicionou-se a primeira parte da segunda divisão, e repetiu-se o processo até o a terceira parte da segunda divisão. O mesmo foi realizado para a terceira divisão.
Ao fim da terceira divisão, pesou-se 0,0328g que foi diluído em 24 mL de água destilada, que foi homogeneizado e posteriormente completado com 6 mL de água. Após isto, retirou-se 6 gotas que foram adicionadas a uma proveta e completada até 30 ML de álcool cereal, que foi transferido para um frasco dinamizador, que foi tampado com o batoque. O mesmo foi dinamizado 100 vezes, obtendo-se um homeopático para formiga com potencia 1CH, que foi acondicionado em um frasco dispensador, devidamente etiquetado.

Conclusão
A partir do experimento prático foi possível compreender que por meio da técnica de trituração pode obter produtos homeopáticos.

Bibliografia:

Homeopatia - Princípios e Métodos de Tratamento
Farmacopéia Brasileira – Informações e Produtos


Nenhum comentário:

Postar um comentário