terça-feira, 16 de julho de 2013

2º Relatório de Aula Prática - Trituração - Jéssica da Silveira e Nunes

Introdução:


A trituração é a redução do fármaco a partículas menores, por ação mecânica, com lactose como excipiente, em gral de porcelana, visando solubilizar, diluir e dinamizar o mesmo. Tal processo é caracterizado por despertar atividades dinâmicas em material insolúvel.
No presente trabalho foi realizada a trituração de sulfor a fim de criar uma tintura mãe homeopática na potência CH1.

Materiais:

Sulfor
Espátula
Gral
Pistilo
Lactose
Água destilada
Álcool cereal 80%
Frasco dinamizador
Batoque
Proveta
Balança analítica
Etiqueta


Método:

Inicialmente pesou-se 1,65 g de lactose em uma balança analítica, 3 vezes ( resultando em 3 porções, cada uma pesando 1,65g).Posteriormente pesou-se 0,05 g do material ativo (enxofre).
Uma pequena porção de lactose foi colocada no gral de pistilo para fechar os poros, em seguida triturou-se uma porção lactose com o enxofre com o pistilo por 4 minutos, raspou-se o gral com espátula por 2 minutos. A trituração e a raspagem se repetiram por mais 3 vezes. Desta materia resultante pesou-se  0,05 g e a mesma foi triturada com a segunda porção de lactose por 4 minutos, em seguida raspou-se o gral com espátula por 2 minutos, repetindo este processo (trituração seguido por raspagem) por 3 vezes. Novamente, pesou-se 0,05 g da materia resultante e a triturou com a última porção de lactose por 4 minutos, seguido por raspagem com espátula por 2 minutos (processo repetido por mais 3 vezes).
Então, pesou-se 0,05 g da diluição, verteu-se a materia em uma proveta e adicionou-se 24 ml de água destilada, observado se todo o conteúdo sólido havia se dissolvido corretamente. Após a constatação da diluição, adicionou-se 6 ml de álcool cereal 80%. A solução foi vertida em um frasco dinamizador e o batoque foi adicionado, em seguida dinamizou-se manualmente por 100 vezes até a obtenção da Tintura mãe homeopática de Sulfor CH1 que foi devidamente etiquetada.

Um comentário: