sexta-feira, 16 de agosto de 2013

2º Relatório de Aula Prática- Trituração- Flávio Simões e Juarez Henrique



Introdução
Trituração é a redução do fármaco a partículas menores, por ação mecânica, com lactose como excipiente, em gral de porcelana, visando solubilizar, diluir e dinamizar o mesmo. Foi um método desenvolvido por Hahnemann. Sua finalidade é despertar a atividade dinâmica de substâncias insolúveis (líquida ou sólida), desagregando suas moléculas pela força do atrito. Este método pode ser utilizado para triturar drogas solúveis ou não.
Objetivo
Obter um produto homeopático por meio de trituração.

Material
·         Pó de giz
·         Lactose
·         Gral de porcelana
·         Espátula
·         Pistilho de porcelana
·         Balança
·         Água destilada
·         Álcool 70% e 30%
·         Frasco dinamizador
·         Frasco dispensador
·         Batoque
·         Proveta
·         Agitador
·         Etiqueta

Método
Utilizando-se uma balança analítica, pesou-se 1,95g de lactose a qual foi dividida em três partes iguais. Cada parte individual foi dividida novamente em três partes. Um pouco da lactose de cada parte foi utilizada para fechar os poros do gral antes do início do procedimento. Sobre o primeiro terço da lactose adicionou-se parte do insumo, 0,05g de pó de giz. Homogeneizou-se utilizando uma espátula e em seguida triturou-se vigorosamente durante 4 minutos, seguidos de 2 minutos de raspagem, repetindo esse procedimento de trituração e raspagem três vezes para cada terço de lactose.
O mesmo procedimento foi realizado para as demais partes da lactose, 4 minutos de trituração seguido de 2 minutos de raspagem para cada terço. Ao fim da terceira divisão, pesou-se 0,05 gramas do triturado, o qual foi diluído em 24 mL de água destilada e o volume, utilizando-se uma pipeta, foi completado com 6 mL de água. Após essa primeira diluição, retirou-se, novamente, 6 gotas que foram adicionadas novamente a uma proveta e o volume foi completado para 30 mL utilizado-se álcool cereal. A solução foi transferida para um frasco dinamizador, tampado com o batoque, e dinamizado 100 vezes. Ao final, obteve-se um homeopático para pó de giz com potencia 1CH, que foi acondicionado em frasco dispensador devidamente etiquetado
Conclusão
Utilizando-se técnicas de trituração pode-se medicamentos homeopáticos podem ser preparados a partir de substâncias sólidas ou líquidas, de origem vegetal, animal ou mineral.

Um comentário: