sexta-feira, 28 de junho de 2013

RELATÓRIO DE AULA PRATICA – 17/06/2013 - HOMEOPATIA DISCENTE:VALÉRIO HIGOR FERNANDES.
POLICRESTO: Phosphorus


Introdução:
A Homeopatia é um sistema terapêutico que tem como base o princípio da semelhança enunciado por Hipócrates, no séc. IV a.C., e mais tarde desenvolvido por Samuel Hahnemann no séc. XVIII após extensos estudos e reflexões baseados na observação clínica e experimentos realizados na época.

Chegou ao Brasil em 1840, com a vinda de especialistas franceses, tornando-se rapidamente uma opção de tratamento à medicina oficial vigente. Porém, só em 1980 a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e, no ano seguinte, o Conselho Federal de Medicina (CFM) a incluiu no rol de suas especialidades. Em março de 1996 foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Em 1952 foi tornado obrigatório o ensino da Farmacotécnica Homeopática em todas as faculdades de farmácia do Brasil. Em 1966, foram publicadas várias portarias, com instruções de instalação e funcionamento de farmácias homeopáticas e industrialização dos medicamentos; em 1976 foi oficializada a Farmacopéia Homeopática Brasileira. Atualmente a homeopatia adentra as universidades e cursos de graduação médica, ora como disciplina opcional, ora fazendo parte da grade curricular.

Na Homeopatia é imperioso realizar um interrogatório abrangente e minucioso, no qual o médico homeopata busca compreender a totalidade sintomática característica do indivíduo, manifesta na forma de ser e reagir frente às situações cotidianas, ao meio e às pessoas que o cercam. Tudo que diga respeito ao paciente exprime o estado de sua vitalidade, desde os conteúdos imaginários e fantásticos, passando pelos sonhos, sensações, sentimentos e pensamentos, incluindo as características gerais e físicas que o caracterizam. O médico homeopata espera que o paciente expresse os seus sofrimentos físicos, psíquicos e emocionais de forma espontânea, sincera e detalhada, a fim de que num clima de compreensão mútua (médico-paciente) possa-se desenvolver o trabalho de equipe na busca do medicamento correto (individualizado).
Em termos homeopáticos, a constituição de uma pessoa é sua configuração física, emocional e intelectual, hereditária e adquirida. Um medicamento que se aproxime bastante dessa constituição, selecionado de acordo com tais critérios, atua de maneira preventiva e curativa. O conceito de FORÇA VITAL foi fundamental para a teoria da homeopatia. Para Hahnemann, o medicamento não atuava sobre a doença, mas sobre a força vital do paciente, restaurando-lhe o equilíbrio interno.
 Dessa forma, Policrestos são medicamentos homeopáticos utilizados com freqüência na prática clínica diária.

Objetivo:

Suspender o policresto Phosphorus armazenado em tintura mãe até a potência de 9CH.

Materiais:

Água destilada
Álcool 70% e 30%
Frasco dinamizador
Frasco dispensador
Batoque
Proveta
Agitador  
Etiqueta

Método:

A partir da formula do Phosphorus 4CH retirou-se 6 gotas da mesma, depositou na proveta e completou-se o volume até 30 mL com álcool 70%, a solução foi vertida no frasco dinamizador, que foi tampado com o batoque e colocado no agitador, onde foi dinamizado 100 vezes. Formando a formula de Estoque do Phosphorus CH5 na qual foi devidamente etiquetada e armazenada.
Desta fórmula, retirou-se 6 gotas da mesma, e colocou-se em uma proveta onde foi completado com água destilada até 30 mL sendo transferido da proveta para o frasco dinamizador com o batoque, que foi colocado no dinamizador automático sendo dinamizado 100 vezes em 33 segundos. Esse procedimento foi realizado mais 3 vezes, quando o Phosphorus ficou na forma de CH8, onde foi retirado 6 gotas adicionando as mesmas em uma proveta, em seguida foi completado com álcool 30% até 30 mL, onde foi dinamizado manualmente 100 vezes, sendo realizado a forma CH9 pronta para a administração.
Por fim, o conteúdo foi transferido para o frasco dispensador, devidamente etiquetado e adicionado o batoque.

Conclusão:

Assim foi possível obter o tipo constitucional individualizado realizado tanto por método automatizado quanto por método manual.

Bibliografia:

Homeopatia - Princípios e Métodos de Tratamento
Farmacopéia Brasileira – Informações e Produtos


Um comentário: